Aconteceu na quinta-feira (02/03), o primeiro seminário do Sbat em Cena, projeto de revitalização e ressignificação da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (Sbat). O encontro foi realizado em formato híbrido, com a parte presencial na sede da Sociedade, no Rio de Janeiro, e reuniu representantes das ações que fazem parte da iniciativa, firmada em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Além de apresentar as principais ações e suas respectivas equipes, o encontro serviu para integrar as estratégias das atividades. Entre elas estão o lançamento do site, a retomada da Revista Sbat, a produção de podcasts, a preservação do acervo da Sociedade, além da realização de uma oficina de dramaturgia e de um seminário, abertos ao público.
Estiveram presentes os membros da coordenação provisória da Sbat Gillray Coutinho, Maria Rita Rezende e Fábio Rocha Pina, além dos professores e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena (PPGAC) da UFRJ, Gilson Motta e Adriana Schneider que, no Sbat em Cena, atuam, respectivamente, como coordenador e vice-coordenadora.
Também marcaram presença Carmem Gadelha, professora e pesquisadora do PPGAC/UFRJ e coordenadora do processo de retomada da Revista Sbat; o ator, dramaturgo e associado da Sbat, Leonardo Simões, responsável pela oficina de dramaturgia; além de Manoel Friques, Vicente Nepomuceno e Bianca Porto, do departamento de Engenharia de Produção da Unirio, e dos assessores de comunicação da Agência Guindaste.
A realização do Sbat em Cena tem sido possível em razão de emendas parlamentares destinadas pelos deputados federais Chico D’Angelo (PDT-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Benedita da Silva (PT-RJ).
Leia mais: