AfrikaansArabicChinese (Traditional)EnglishEsperantoFrenchGermanItalianJapaneseKoreanLatinPortugueseRussianSpanish

Sbat em Cena: projeto promove revitalização e ressignificação da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais

Sbat em Cena foi o nome escolhido, através de consulta aos sócios da SBAT, para o projeto de revitalização e ressignificação da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (Sbat), desenvolvido em parceria com acadêmicos e colaboradores de diferentes áreas de conhecimento.

Ao longo da primeira etapa, iniciada no final do ano de 2022, foram iniciadas as ações estruturantes e planejadas as de ressignificação. Em 2023, a Sbat iniciou a segunda etapa do projeto, com a realização também de atividades abertas ao público, entrando em cena para uma nova fase da sua história.

A iniciativa reúne um conjunto de ações que buscam modernizar e fortalecer a instituição, que há mais de 100 anos atua como referência na defesa dos direitos de autores, encenadores, coreógrafos, cenógrafos e atores de teatro, assim como de outros criadores no campo das artes cênicas e literatura, como romancistas e poetas.

Entre as ações abertas do projeto Sbat em Cena estão a restauração e a preservação do acervo, a realização de cursos, seminário, leituras dramatizadas em formato de podcast e a retomada da Revista Sbat.

As atividades de reestruturação incluem melhoria nos sistemas administrativo, financeiro e de comunicação, ações na área de documentação e preservação, e outras com objetivo de aprimorar o contato da Sbat com os associados e  aprimorar o seu funcionamento interno.

Realização

A realização do Sbat em Cena tem sido possível em razão de emendas parlamentares destinadas pelos deputados federais Chico D’Angelo (PDT-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Benedita da Silva (PT-RJ).

Reunindo universidade e classe artística, o projeto é uma parceria entre a Sbat e o Programa de Pós-Graduação de Artes da Cena (PPGAC), da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Com natureza interdisciplinar, a iniciativa conta com o trabalho integrado de professores, pesquisadores e alunos das áreas de Artes Cênicas e Produção Cultural, além de autores, produtores, equipes técnicas de comunicação e outros profissionais de teatro.

Estrutura

O projeto tem dois eixos de atuação: ações estruturantes e ações de ressignificação. As ações estruturantes têm como foco o aprimoramento e modernização dos sistemas administrativo e técnico da Sbat.

Já as ações de ressignificação envolvem iniciativas focadas na dimensão artística, com a realização de produtos culturais que contribuam para a promoção da imagem da Sbat e sua reaproximação dos associados e do público em geral.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email
Print
Pular para o conteúdo