Cultura caiçara e ribeirinha ganha palco em Jurujuba e Ponta D’Areia. Projeto “Sobre o Mar” realiza apresentações teatrais gratuitas em Niterói. Espetáculo valoriza tradições locais e promove consciência ambiental.
Niterói – Na segunda quinzena de abril, Niterói recebeu apresentações de teatro, música e cultura popular em territórios de cultura caiçara em diferentes bairros da cidade de Niterói.
O projeto “Sobre o Mar” – cultura caiçara de Jurujuba a Ponta D’Areia” realizou apresentações gratuitas nos bairros de Jurujuba e Ponta D’Areia. A iniciativa promoveu encontros entre arte, memória e preservação ambiental, valorizando a cultura tradicional das comunidades locais.
Oferecido gratuitamente através do SMC / FAN / CHAMADA PAULO GUSTAVO – NITERÓI Nº 02/2023. “Sobre o Mar – cultura caiçara de Jurujuba a Ponta D’areia.
As apresentações aconteceram em escolas municipais, como a UMEI Portugal Pequeno, na Ponta D’Areia, e a UMEI Jornalista Vilmar Berna, em Jurujuba. Crianças, jovens e adultos participaram ativamente das atividades, que contaram com recursos de acessibilidade como LIBRAS, e audiodescrição ao vivo.
Com dramaturgia e direção de Fábio Rocha Pina, o espetáculo é protagonizado por ele ao lado do ator Júlio Augusto Torto, e tem produção de Roseli Klara, do grupo Teatralmente. A montagem mergulha no universo caiçara e ribeirinho, exaltando os saberes tradicionais, os modos de vida e a relação simbiótica dessas comunidades com os ecossistemas litorâneos.
“Sobre o Mar” é um espetáculo de teatro, música e formas animadas, do Grupo Teatralmente. Um espetáculo pela preservação da Cultura Caiçara e Ribeirinha. Em cena a história de uma família caiçara, seu amor e tristeza pelo mar. Um pescador se vai. O filho espera pelo pai. A mãe espera pelo filho. Uma história de encontros e despedidas contada por meio de bonecos e canções. Teatro para todas as idades cheio de encantamento e emoção.
FICHA TÉCNICA
Grupo: Teatralmente
Elenco: Fábio Rocha Pina e Júlio Augusto Torto
Dramaturgia e Direção: Fábio Rocha Pina
Figurinos: Roseli Klara
Bonecos: Aline Busatto, Júlio Augusto Torto, Lis Busatto e Roseli Klara
Marcenaria: Anderson Luís Faria
Produção: Roseli Klara
Fotografia: Roseli Klara, Alex
A proposta integra um movimento mais amplo de democratização do acesso à cultura, descentralizando atividades e promovendo o direito à fruição cultural em territórios muitas vezes negligenciados e marginalizados.
Veja algumas imagens: