Como parte das Ações de Ressignificação do Projeto Sbat em Cena estão previstas Oficinas gratuitas para atores e não atores interessados nos processos de criação cênica. As oficinas descritas abaixo foram realizadas dentro das Fases 1 e 2 do Projeto.

OFICINA NOÇÕES DE DRAMATURGIA

Por: LEONARDO SIMÕES*

A oficina fez parte da Primeira Fase do Projeto Sbat em Cena. A divulgação ocorreu por Redes Sociais e canais de divulgação da SBAT e do NEPAC – Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas e ocorreu de forma gratuita. Foram selecionados 15 participantes de um grupo de 22 interessados. Os demais que não ocuparam as vagas inicialmente (pelo critério de ordem de inscrição, com preferência aos interessados que correspondem a ações afirmativas de representatividade) foram convidados a participarem como ouvintes e suplentes. As aulas foram realizadas, no CLAC – Clube Livre de Arte e Cultura, no bairro do Vital Brazil, em Niterói, Rio de Janeiro, no mesmo local onde o docente desenvolve uma atividade continuada dirigida à iniciação teatral de “não-atores”, nos dias 03, 17 e 24 de junho de 2023. As atividades foram divididas em 3 etapas, unindo exposição teórica, leituras em grupo e atividades práticas de escrita e leitura, a saber: revisão geral da noção de teatralidade e da relação entre texto e cena; noções sobre a dramaturgia na contemporaneidade; e laboratório de trocas, com os integrantes lendo e comentando seus textos, com a cooperação dos colegas.

*Leonardo Simões é dramaturgo, ator, diretor e é curador de Artes Cênicas do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

A ESCRITA NA DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA

Por: OSCAR CALIXTO*

A Oficina fez parte da Segunda Fase do Projeto Sbat em Cena. Foi realizada em em 06/10/2023, no espaço Tápias, Av. Armando Lombardi, 175 – andar 2. Barra da Tijuca – Rio de Janeiro. A divulgação ocorreu por Redes Sociais e canais de divulgação da SBAT e da B & C Produções Artísticas. Foram selecionadas 16 participantes de um total de 106 inscrições. Foi utilizado um esquema de dissecação da dramaturgia através de um sistema, idealizado por Oscar Calixto, que reúne diversas técnicas de construção de roteiro teatral e cinematográfico. O sistema reúne engrenagens fundamentais a qualquer confecção dramatúrgica, incluindo “turning points”, o uso da ação e da palavra. O corpo de discentes era bastante eclético, incluindo moradores de comunidades como Rocinha e Tijuquinha, entre outras, e até a um casal morador de São Conrado, sendo esse um critério seletivo da Oficina, que pretendia promover essa troca entre moradores de comunidades carentes e de bairros nobres da cidade. Foram utilizadas referências de filosofia e psicologia como suporte à criação artística e explicações em torno das conexões de cada engrenagem com os 5 atos dramatúrgicos.

*Oscar Calixto é dramaturgo, ator e diretor teatral com 24 anos de atividade no mercado.