Por Francis Ivanovich:
Esta foto de Rômulo Chico, publicada no Diário de Pernambuco, diz tudo, o desprezo pelo teatro que vivenciamos por todo o país, a vítima desta vez é o Teatro Valdemar de Oliveira, na cidade do Recife. O teatro está fechado desde 2020 e vinha sofrendo arrombamentos e depredação, e agora um incêndio destrói suas dependências.
O Teatro está localizado na Praça Oswaldo Cruz, e era considerado um dos principais pontos culturais do Recife, onde o Teatro de Amadores de Pernambuco o tinha como sede desde 1941, e em seu palco foram encenados espetáculos durante 76 anos.
O Teatro de Amadores de Pernambuco, enquanto grupo estável foi referendado, inclusive, por críticos e pensadores do teatro brasileiro, a exemplo de Sábato Magaldi, Décio de Almeida Prado (em São Paulo) Yan michalski (no Rio de Janeiro), e tantos outros críticos locais, que têm pontuado ao longo de sua trajetória, sua importância estética no quadro do teatro brasileiro.
Torcemos que as autoridades quer cuidam do Teatro em Pernambuco façam algo para impedir o desaparecimento deste patrimônio cultural e que é tão importante para a dramaturgia brasileira.
(Créditos das fotos: Rômulo Chico – DP e Site Visite Recife)
Atenção: Autoras e autores filiados a SBAT enviem suas divulgações para noticias@sbat.com.br