Rio de Janeiro – Aconteceu no mês de outubro a oficina de dramaturgia “Processo de Escrita Teatral”, ministrada por Theotônio de Paiva, dentro das Ações de Ressignificação do Projeto Sbat em Cena. As atividades foram realizadas nos dias 11, 18 e 25/10/2025 na Sala Multiuso do Teatro Ziembinski, na Tijuca, no Rio de Janeiro.
A oficina reuniu participantes selecionados entre dezenas de inscritos e integrou momentos de estudo, análise, criação e leitura de cenas teatrais, abordando fundamentos de poética, dramaturgia brasileira e universal, construção de personagem, ação dramática, estrutura e exercícios práticos de escrita. O orientador destacou o forte engajamento do grupo e a troca entre os participantes, que contribuíram para um ambiente fértil de aprendizagem e criação dramatúrgica.
“Tivemos 40 inscrições, 16 participantes selecionados e 14 presentes ao longo dos encontros. Os materiais de divulgação, entre flyers e reforços digitais, ultrapassaram 10 mil visualizações”, destacou Theotônio de Paiva.
A atividade faz parte do Sbat em Cena – Projeto de recuperação e revitalização da centenária Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT), que entre as suas ações prevê oficinas gratuitas destinadas a atores e não atores interessados nos processos de criação cênica. O programa desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e financiado por Emendas Parlamentares de Deputados Federais fluminenses, vem permitindo a realização contínua de ações formativas, estruturantes e de fortalecimento institucional.
Ao longo das etapas anteriores, duas oficinas consolidaram a dimensão pedagógica do programa. A oficina Noções de Dramaturgia, ministrada por Leonardo Simões, apresentou fundamentos da escrita teatral, leitura crítica e exercícios de criação, reunindo participantes em encontros realizados em Niterói. Já a oficina A Escrita na Dramaturgia Contemporânea, conduzida por Oscar Calixto na Barra da Tijuca, investigou técnicas dramatúrgicas aplicadas ao teatro e ao audiovisual, com ênfase em análise estrutural, turning points, ação, palavra e referências filosóficas e psicológicas aplicadas à criação artística.
O Projeto Sbat em Cena é desenvolvido com o apoio de Emendas Parlamentares dos Deputados Federais Chico D’Ângelo (PDT), Jandira Feghali (PCdoB), Benedita da Silva (PT) e Tarcísio Motta (PSOL). Os recursos, geridos pela Fundação José Bonifácio (FUJB), são destinados à recuperação e ressignificação da SBAT, incluindo ações formativas, reorganização administrativa e fortalecimento de sua memória institucional. Nessa nova fase, o projeto conta ainda com emendas dos Deputados Federais do Rio de Janeiro Reimont (PT) e Tarcísio Motta (PSOL), assegurando a continuidade das iniciativas de revitalização e aprofundamento das práticas formativas.


