AfrikaansArabicChinese (Traditional)EnglishEsperantoFrenchGermanItalianJapaneseKoreanLatinPortugueseRussianSpanish

Teatro SAEM: cria vakinha pra se reconstruir após incêndio

Teatro SAEM em São José (SC) atingido por incêndio.
Teatro SAEM em São José (SC) atingido por incêndio.

Na noite do dia 16 de dezembro de 2025, o Teatro SAEM – Studio das Artes Eisenhower Moreno, refúgio criativo e laboratório artístico da cidade de São José, região metropolitana de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, sofreu um incêndio em suas dependências.

Felizmente, não houve vítimas. O teatro já havia encerrado suas atividades de 2025 e encontrava-se sem público, alunos ou artistas no momento do ocorrido.

O incêndio ocasionou danos materiais aos equipamentos, cenários e figurinos. As causas seguem sob análise e, até o momento, não foram identificados indícios de falha estrutural ou elétrica, conforme informações preliminares.

O Teatro SAEM é um instrumento cultural de iniciativa privada, construído com muito trabalho, tempo de vida dedicado e responsabilidade com a arte, a cultura e a educação. Desde 2018, localizado no bairro Areias, em São José, vem atuando de forma contínua na formação artística, na criação e no fortalecimento do fazer cultural.

Mais do que paredes, iluminação ou cadeiras, o SAEM sempre foi um lugar de encontro, de escuta, de pesquisa e de transformação. É também residência do Ponto de Cultura Projeto Arte Viva, Cia SAEM de Teatro, EL Produções Artísticas, a Escola de Formação Teatral Construindo a Arte de Ser, a Cia Catarse, a Cia Luz e Sombra e a Cia Entre Atos, desenvolvendo ações permanentes de formação, criação e fomento à arte e à educação em nossa cidade.

Neste momento, os responsáveis estão focados no cuidado com o espaço, na preservação da  trajetória artística e na reorganização responsável dos próximos passos, com serenidade, gratidão, responsabilidade e compromisso com a Cultura.

Vakinha

Para arrecadarem fundos para reconstruir o que foi perdido no incêndio, o Teatro SAEM abriu uma vakinha para arrecadar fundos para  viabilizar a reconstrução deste empreendimento cultural independente.

Por meio desta ação, buscam viabilizar a reconstrução de um equipamento cultural que forma artistas, respeita a vida e reafirma a arte com saúde, trabalho e humanidade. Quando a arte e a cultura são feridas, reconstruir é preservar o trabalho de quem produz.

As contribuições podem ser feitas, inclusive por PIX, no link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/saem-vive-reconstruindo-nosso-espaco

Apresentações Solidárias

Do dia 29/01 até 05/02 serão feitas apresentações em São José (SC) no Theatro Adolpho Mello com toda a bilheteria revertida para a reconstrução do Teatro SAEM. O link para os ingressos é:

https://www.sympla.com.br/produtor/teatrosaem

História

O SAEM nasceu em 2018 a partir de uma iniciativa privada dos artistas Eisenhower Moreno e Leandro Costa. Ao longo de seus 7 anos de existência, o empreendimento foi sustentado por pilares claros: trabalho, ética, continuidade e responsabilidade, compreendendo a arte como profissão, necessidade humana e ferramenta de desenvolvimento do ser.

Desde sua criação, o SAEM se constituiu como um espaço de pessoas cuidando de pessoas. Uma estrutura construída a partir da escuta, da presença e do cuidado com a saúde mental, física e emocional, na busca constante da arte do ser e da arte de ser. Seu propósito sempre foi ir além do entretenimento, fortalecendo o empreendedorismo cultural e contribuindo de forma concreta para a economia criativa local, estadual e nacional.

Ao longo de 7 anos de atuação contínua, o Teatro SAEM desenvolveu espetáculos, oficinas e projetos autorais, consolidando uma linguagem estética própria e uma prática profissional voltada à formação artística e à produção cultural independente.

As produções e atividades desenvolvidas sempre se deram em relação direta com o público, fortalecendo o vínculo com a comunidade e reafirmando o teatro como espaço vivo de encontro, escuta e partilha.

SAEM VIVE.

“Reconstruir o SAEM é garantir a continuidade de um trabalho sério, ético e independente.”

Arte não é luxo.

É trabalho. É saúde. É humanidade.

(texto extraído do site Vakinha e das redes sociais do teatro).

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email
Print
Acessar o conteúdo