SBAT se reúne com gestor do Teatro Casa Grande em mais uma ação de articulação nacional sobre direitos autorais no teatro
Rio de Janeiro – Na última semana, em mais uma iniciativa de articulação institucional, a SBAT esteve representada por Gillray Coutinho em uma reunião com Leo Haus, gestor do Teatro Casa Grande, localizado no Leblon, no Rio de Janeiro. O encontro teve como foco principal a proposta de realizar um futuro encontro entre gestores de teatros particulares — e, possivelmente, também de teatros públicos — para debater os procedimentos, as práticas e os desafios relacionados aos direitos autorais nas produções teatrais brasileiras.

Segundo Gillray, coordenador provisório da SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, a proposta visa abrir um espaço de escuta e diálogo sobre como esses direitos vêm sendo tratados no circuito teatral, quais são os entraves enfrentados pelos gestores e produtores, e de que maneira a SBAT pode contribuir para orientar e sistematizar procedimentos mais justos, claros e viáveis tanto para os autores quanto para os responsáveis pelos espaços culturais.
A reunião também abordou algumas demandas específicas dos donos e gestores de teatros, que muitas vezes enfrentam dificuldades práticas na interlocução com as entidades de gestão coletiva. A ideia é que essas demandas possam ser acolhidas, discutidas e incorporadas às conversas em curso entre a classe teatral e o Ministério da Cultura, contribuindo para uma política pública mais sensível às realidades do setor.
Durante o encontro, Leo se mostrou receptivo à proposta e colocou o Teatro Casa Grande à disposição da SBAT para sediar essa futura reunião, ressaltando o papel histórico do espaço como ponto de encontro da classe teatral carioca. Reconhecido como um dos palcos mais importantes do país, o Casa Grande já foi cenário de debates marcantes da cena artística brasileira e, agora, poderá novamente assumir protagonismo como espaço de diálogo e articulação coletiva.
A SBAT avalia o encontro como um passo significativo na construção de pontes com o setor da exibição e reafirma seu compromisso com a escuta, a mediação e a valorização dos direitos dos autores teatrais em toda a cadeia produtiva do espetáculo.