Revista de Teatro SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais está de volta! Em seus 105 anos de existência, a SBAT – fundada em 27 de setembro de 1917 – editou a mais duradoura das revistas de teatro do país, que foi bimestral em alguns períodos, em alguns trimestrais e chegou a ter algumas interrupções, sem jamais deixar de cumprir sua função de veicular ideias em torno da autoria e do fato teatral no contexto do teatro brasileiro. Entre 1924 e 2012 foram 530 números.

Desta vez, a Revista volta na forma de uma parceria entre a SBAT e o Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena – PPGAC da Escola de Comunicação – ECo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, através do Projeto de Emenda Parlamentar “Revitalização e Ressignificação da Histórica Sociedade Brasileira de Autores Teatrais – SBAT”, o Sbat Em Cena, que vem permitindo a implementação de uma série de ações culturais, pedagógicas, científicas, estruturais e artísticas com o objetivo de fortalecer o papel da SBAT como protetora e promotora do teatro brasileiro. Assim, a SBAT reafirma sua vocação para ser um centro de referência e memória, ampliando sua área de atuação para além da arrecadação de direitos autorais. Em sua fase atual, o projeto Sbat em Cena conta com o apoio de Emendas dos Deputados Chico D’Ângelo, Jandira Feghali e Benedita da Silva.

PUBLICAÇÃO DE NÚMEROS ESPECIAIS DA REVISTA DA SBAT – A vocação da SBAT continua sendo a de reunir a classe teatral a partir da realização de projetos culturais que devolvam à entidade sua posição de destaque na liderança da atividade teatral. A continuidade da edição e a circulação da Revista, publicada ao longo de mais de 40 anos de história da Sociedade, é uma das principais expressões desses objetivos. A parceria com a UFRJ nas próximas edições da Revista marca o desejo de aprofundamento do pensamento, neste momento em que as duas instituições enfrentam o desafio de promover o conhecimento, garantir formação de qualidade e o acesso à produção cultural. Serão três edições especiais da Revista em formato virtual, com pequena tiragem em papel a ser distribuída para algumas instituições educacionais e culturais. A publicação está a cargo das atrizes Vera Novello e Ana Velloso, que também compõem o Conselho Editoria desses números com a professora Carmen Gadelha e a jornalista Regina Zappa. Os dois primeiros números são publicados através de uma parceria com a Giostri Editora.