AfrikaansArabicChinese (Traditional)EnglishEsperantoFrenchGermanItalianJapaneseKoreanLatinPortugueseRussianSpanish

HOJE: Lançamento de Livro sobre atriz Antônia Marzullo, avó de Marília e Sandra Pêra

Lançamento do livro sobre a atriz Antônia Marzullo.
Lançamento do livro sobre a atriz Antônia Marzullo.

Acontece hoje, 8 de janeiro de 2026, na Livraria Autografia, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), o lançamento do livro “Antônia Marzullo – a atriz que falava com os olhos”, de Nelson Marzullo Tangerini. O lançamento ocorre às 18 horas.

ANTÔNIA MARZULLO foi uma atriz que se dedicou inteiramente ao teatro. De tal forma que, em entrevista, certa vez, chegou a declarar que trazia o teatro na alma. E que voltaria a ser atriz, se tivesse de voltar a viver.

Sempre elegante, serena e conselheira, era, também uma pessoa carinhosa com amigos da ribalta e com seus filhos, sobrinhos e netos.

Pisou no palco, pela primeira vez, no início dos 1920, como atestaram Nelson Rodrigues e Jotaefegê. Era uma jovem franzina, de aparência frágil, porém forte para encarar os trancos que sofreu na vida.

Foi funcionária de uma camisaria, até conhecer Alda Garrido na mesma empresa. Alda, que também dava os primeiros passos no teatro, arrastou-a para os palcos, de onde jamais saiu. Foram amigas inseparáveis, trabalhando, inclusive, na “Companhia” de sua amiga, onde dividiu o lado com as filhas Dinah e Dinorah, que viriam a se casar com pessoas do teatro: Nestor Tangerini (escritor de Revistas) e Manoel Pêra (ator), respectivamente.

Maurício Marzullo, seu filho, o mais velho, formou-se em Direito e se dedicou à vida literária, escrevendo sonetos e crônicas para a revista O Espeto, de Tangerini, seu cunhado.

Seus filhos e netos muitas vezes a viram andando pela casa estudando o texto da peça que iria apresentar no palco. Muitas vezes esses textos eram de outras atrizes que haviam adoecido ou haviam desistido da peça, pois viver de teatro, já naquela época, era uma loteria. E suas apresentações no palco eram sempre impecáveis.

Tudo isso é atestado por Nelson Marzullo Tangerini, neto da atriz, que se dedicou ao magistério e à vida literária.

Sua filha Dinorah, a caçula, casou-se com o ator português Manoel Pêra. Pais de Marília e Sandra Pêra, o casal Manoel e Dinorah traziam também o teatro na alma e, por fim, transmitiram para as filhas o vírus do palco, levando adiante o legado da vovó Antônia.

Com auxílio de Mario Gordilho, Nelson juntou todos os cacos que tinha, enquanto Gordilho vasculhava o nome de Antônia na Biblioteca Nacional. Foi um trabalho duro, difícil, de garimpeiro, separando o valiosa pedra da ganga impura.

Muitos recortes trazidos para o livro não tinham o nome do jornal e a data, e esse casamento foi doloroso, trabalhoso.

Este livro, “Antônia Marzullo, a atriz que falava com os olhos”, não fala apenas da atriz, da mulher talentosa e lutadora, mas traz, também, nomes de atrizes e atores que, apaixonadamente, dedicaram suas vidas à ribalta.

Que seus nomes fiquem para sempre na História do Teatro Brasileiro.

Nelson Marzullo Tangerini é filho do teatrólogo Nestor Tangerini (Associado SBAT).

Livraria Autografia – Rua do Rosário, 78 – Centro – Rio de Janeiro – RJ.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email
Print
Ir para o conteúdo