
Na noite do dia 16 de dezembro de 2025, o Teatro SAEM – Studio das Artes Eisenhower Moreno, refúgio criativo e laboratório artístico da cidade de São José, região metropolitana de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, sofreu um incêndio em suas dependências.
Felizmente, não houve vítimas. O teatro já havia encerrado suas atividades de 2025 e encontrava-se sem público, alunos ou artistas no momento do ocorrido.
O incêndio ocasionou danos materiais aos equipamentos, cenários e figurinos. As causas seguem sob análise e, até o momento, não foram identificados indícios de falha estrutural ou elétrica, conforme informações preliminares.
O Teatro SAEM é um instrumento cultural de iniciativa privada, construído com muito trabalho, tempo de vida dedicado e responsabilidade com a arte, a cultura e a educação. Desde 2018, localizado no bairro Areias, em São José, vem atuando de forma contínua na formação artística, na criação e no fortalecimento do fazer cultural.
Mais do que paredes, iluminação ou cadeiras, o SAEM sempre foi um lugar de encontro, de escuta, de pesquisa e de transformação. É também residência do Ponto de Cultura Projeto Arte Viva, Cia SAEM de Teatro, EL Produções Artísticas, a Escola de Formação Teatral Construindo a Arte de Ser, a Cia Catarse, a Cia Luz e Sombra e a Cia Entre Atos, desenvolvendo ações permanentes de formação, criação e fomento à arte e à educação em nossa cidade.
Neste momento, os responsáveis estão focados no cuidado com o espaço, na preservação da trajetória artística e na reorganização responsável dos próximos passos, com serenidade, gratidão, responsabilidade e compromisso com a Cultura.
Vakinha
Para arrecadarem fundos para reconstruir o que foi perdido no incêndio, o Teatro SAEM abriu uma vakinha para arrecadar fundos para viabilizar a reconstrução deste empreendimento cultural independente.
Por meio desta ação, buscam viabilizar a reconstrução de um equipamento cultural que forma artistas, respeita a vida e reafirma a arte com saúde, trabalho e humanidade. Quando a arte e a cultura são feridas, reconstruir é preservar o trabalho de quem produz.
As contribuições podem ser feitas, inclusive por PIX, no link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/saem-vive-reconstruindo-nosso-espaco
Apresentações Solidárias
Do dia 29/01 até 05/02 serão feitas apresentações em São José (SC) no Theatro Adolpho Mello com toda a bilheteria revertida para a reconstrução do Teatro SAEM. O link para os ingressos é:
https://www.sympla.com.br/produtor/teatrosaem
História
O SAEM nasceu em 2018 a partir de uma iniciativa privada dos artistas Eisenhower Moreno e Leandro Costa. Ao longo de seus 7 anos de existência, o empreendimento foi sustentado por pilares claros: trabalho, ética, continuidade e responsabilidade, compreendendo a arte como profissão, necessidade humana e ferramenta de desenvolvimento do ser.
Desde sua criação, o SAEM se constituiu como um espaço de pessoas cuidando de pessoas. Uma estrutura construída a partir da escuta, da presença e do cuidado com a saúde mental, física e emocional, na busca constante da arte do ser e da arte de ser. Seu propósito sempre foi ir além do entretenimento, fortalecendo o empreendedorismo cultural e contribuindo de forma concreta para a economia criativa local, estadual e nacional.
Ao longo de 7 anos de atuação contínua, o Teatro SAEM desenvolveu espetáculos, oficinas e projetos autorais, consolidando uma linguagem estética própria e uma prática profissional voltada à formação artística e à produção cultural independente.
As produções e atividades desenvolvidas sempre se deram em relação direta com o público, fortalecendo o vínculo com a comunidade e reafirmando o teatro como espaço vivo de encontro, escuta e partilha.
SAEM VIVE.
“Reconstruir o SAEM é garantir a continuidade de um trabalho sério, ético e independente.”
Arte não é luxo.
É trabalho. É saúde. É humanidade.
(texto extraído do site Vakinha e das redes sociais do teatro).