O Projeto Sbat em Cena e a Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentam “Oficina Noções de Dramaturgia – com Leonardo Simões”
Nesta oficina gratuita serão abordados os fundamentos da dramaturgia, com uma revisão básica das noções clássicas e a indicação de perspectivas contemporâneas de criação textual para o teatro e suas variações de narrativa cênica.
As aulas terão uma base teórica, de caráter expositivo, incluindo leituras de fragmentos que exemplificam e esclarecem os tópicos abordados. Mas contará também com momentos práticos, exercícios, experimentação e comentários do docente e do grupo, no chamado “laboratório de trocas”.
A oficina é totalmente gratuita e faz parte do Sbat em Cena, projeto de revitalização e ressignificação da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (Sbat). Desenvolvida desde 2022, a iniciativa é resultado da parceria entre a Sbat e o Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC), da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Com participação de acadêmicos e colaboradores de diferentes áreas de conhecimento, o projeto reúne um conjunto de ações que buscam modernizar e fortalecer a instituição, há mais de 100 anos atuante como referência na defesa dos direitos de autores e produtores teatrais.
Além da Oficina Noções de Dramaturgia, o projeto inclui a restauração e a preservação do acervo; a retomada da Revista Sbat, a realização de cursos e seminários e a apresentação de leituras dramatizadas em formato de podcast, com o projeto Contém peças, lançado em abril e que pode ser acessado no site da Sbat.
O Sbat em Cena também contempla atividades de reestruturação e melhoria nos sistemas administrativo, financeiro e de comunicação, com objetivo de tornar a Sociedade permanentemente autossustentável, aprimorando seu contato com os associados e a aproximando de novos públicos.
Serviço
Oficina Noções de Dramaturgia
Com Leonardo Simões
Inscrições: gratuitas e devem ser feitas previamente via formulário
Período de inscrições: de 18 de maio a 02 de junho
Vagas: serão oferecidas 15 vagas, a serem preenchidas mediante análise do formulário, conforme sequência por ordem de inscrição.
Datas das aulas: 03, 17 e 24 de junho; sábados, das 10h às 13h.
Local: CLAC – Clube Livre de Arte e Cultura (www.clac.com.br)
Endereço: Rua Dr. Souza Dias, nº 148 – Vital Brazil, Niterói-RJ
Sobre Leonardo Simões:
É diretor artístico do Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas (Nepac), fundado em Niterói, em 2008. Mestre e Doutor em Teatro pela Unirio, respectivamente em 2009 e 2014, onde também se graduou, em 1994, em Licenciatura Plena em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas.
É autor filiado à SBAT, desde 1988, ator e diretor teatral desde 1981, com mais de 80 peças, entre as quais se destacam:
– Pervertimentos e outros gestos para nada, com textos de José Sanchis Sinisterra (tradução, direção e atuação);
– Encontro de Machado de Assis e Arthur Azevedo: peça adulta itinerante (adaptação, direção e atuação);
– Um não sei o quê que nasce não sei onde, texto de Maria Jacintha (adaptação e direção);
– Mário, mar e amor, original infantil criada em 2015 (texto e direção);
– Te conto em cena, peça adulta criada em 2011, com a adaptação de sete contos de Machado de Assis (adaptação e direção);
Atuou no incentivo à leitura pelo Programa Leia Brasil, entre 2006 e 2008, com palestras e oficinas sobre dramaturgia e direção teatral. Ministrou diversas oficinas nas regiões Norte e Nordeste, pelo projeto Sesc Dramaturgias. Lecionou por mais de duas décadas em cursos livres e escolas particulares (Fundamental e Médio).
É o dramaturgo de Cora do Rio Vermelho, idealizado por Raquel Penner, e criado a partir da vida e obra de Cora Coralina. Desde 2021, o espetáculo vem circulando por diversas cidades brasileiras.
Participa da curadoria do Teatro da UFF, onde trabalha há quase 30 anos, tendo coordenado o Curso de Formação de Ator UFF, entre 2006 e 2009.
Desde 2020 tem atuado como professor de teatro na turma para adultos, no
Clube Livre de Arte e Cultura (Clac), em Niterói/RJ.