Rio de Janeiro, 18 de agosto de 2023

Jorge Eduardo Magalhães de Mendonça, autor da SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, conquistou no dia 07 de agosto, na Academia Brasileira de Letras (ABL), o primeiro lugar no prêmio Oduvaldo Vianna Filho, na categoria dramaturgia. Um Concurso Literário Internacional promovido pela União Brasileira de Escritores – RJ. O texto teatral, “Uma Janela para Euclides”, retrata a tragédia de Euclides da Cunha, ocorrido no bairro da Piedade, no Rio de Janeiro.

Oduvaldo Vianna Filho, conhecido como Vianinha, homenageado com seu nome no título do prêmio, também autor da SBAT, foi um dramaturgo, militante comunista, ator e diretor de teatro e televisão brasileiro.

A peça é ambientada no Rio de Janeiro, em 1909, e aborda de outra forma a trágica morte do escritor Euclides da Cunha. A ação se passa na residência de uma família formada por quatro mulheres, vizinhas da casa na qual o autor de “Os sertões” é assassinado. As personagens discutem seus sonhos e frustrações e vivenciam o crime passional do século, cometido por Dilermando de Assis.

Jorge Eduardo Magalhães nasceu no Rio de Janeiro, no dia 13 de fevereiro de 1972. É Pós-doutor em Letras, ensaísta, romancista, contista, cronista e autor teatral. Membro da SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, da Academia Luso-Brasileira de Letras, do Pen Clube do Brasil e do Instituto Internacional Cultura em Movimento

Este prêmio é um marco em minha carreira literária”, diz Jorge Eduardo Magalhães, que nasceu no Rio de Janeiro, em 13 de fevereiro de 1972. Jorge é dramaturgo, ensaísta, romancista, contista, cronista; autor. Doutor em Literatura, professor, escritor com vários livros publicados e diversos prêmios literários conquistados ao longo de sua carreira.

O livro está disponível para pré-venda no site da Editora Patuá, com o posfácio de Ricardo Cravo Albin, (advogado, jornalista, historiador, crítico, radialista e musicólogo brasileiro, sendo considerado um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira. Sua maior obra é o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, com cerca de sete mil verbetes e referência na área musical).

Para comprar acesse o site www.editorapatua.com.br

Fonte: paramaconaria.com.br